Raquel Silveira
há 22 minutos
mostrou interesse
O livro narra a história dos judeus marroquinos que chegaram à Ilha de Marajó e destaca sua relevância na preservação da cultura e tradição judaicas na região amazônica. Ao longo das narrativas, o leitor é apresentado às histórias dessas famílias, seus costumes e tradições, assim como seus impactos econômicos e culturais na região.
Prepare-se, portanto, para adentrar em um universo de luta, perseverança e resiliência, que são as principais características dessas famílias. É possível afirmar que a leitura deste livro é essencial tanto para compreender um pouco mais sobre a história de formação da sociedade brasileira, quanto para romper as barreiras que impedem nossos olhos de enxergar o quão importantes são as diferentes culturas presentes no país para modelar e transformar nossa sociedade.
Você ficará encantado com a capacidade de superação dessas famílias, que se adaptaram à nova realidade e mantiveram viva a cultura judaica na região. Vale ressaltar também que a história dos judeus marroquinos é um convite para celebrar a diversidade cultural e valorizar as diferenças.
Este livro foi escrito como uma forma de honrar e agradecer a todas as famílias judaicas que vieram para a região da Ilha de Marajó e conseguiram demonstrar que resiliência, comprometimento e luta são características essenciais para a sobrevivência e também capazes de gerar ações transformadoras.
R$23.90 – R$66.50
Íria Chocron é professora de História do Ensino Médio e Fundamental da rede pública estadual e municipal. Ela se formou em História pela Universidade Federal do Pará e, desde 2002, dedica-se à pesquisa sobre a história da imigração judaica em Breves e na Ilha de Marajó. Em 2020, fundou o Projeto Marajó Sefardi ao lado de Karine Sarraf, que realiza transmissões ao vivo sobre o judaísmo amazônico no YouTube. Além disso, Íria fundou a página “Judeus da Amazônia” no Facebook, onde os descendentes de judeus da região podem compartilhar suas histórias, informações, curiosidades e memórias da presença dos judeus marroquinos na Amazônia.